segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tempo que Dura e Tempo que Passa


-->
No começo do semestre meu professor de Sociologia Geral e da Comunicação falou sobre “O tempo que dura e o tempo que passa”. Assunto que me deixou interessada e pensando.
O tempo que dura, é aquele tempo que não passa, de quando você não tem o que fazer e os minutos parecem horas. Já o tempo que passa, é quando fazemos coisas ditas legais. Como ter uma conversa interessante com alguém que você gosta, quando você viaja e enfim, quando está ocupado pode-se dizer.
A introdução foi pra chegar ao ponto. Vejo que cada vez mais as pessoas querem se ocupar com o “tempo que passa”. Cada vez mais querem que o tempo passe voando. Eu só me pergunto pra quê? Talvez seja para envelhecer e morrer mais rápido – não que seja preciso ser velho para morrer. Ainda assim não entendo essa fascinação com os minutos que voam.
Os jovens de hoje tem tudo (não que eu tenha nascido muito antes) para ocupar o tempo, para se divertir e querer fazer o tempo deles durarem o máximo possível.
Querem acabar o ensino fundamental para dizer “estou no ensino médio”, para quando chegar lá fazer a mesma coisa apenas para dizer “estou na faculdade” e assim por diante. E quando vão ver, tudo passou – mais rápido que o imaginado – e nada foi aproveitado.
Juro que queria entender esse pensamento. Cada vez mais eu queria dizer “um dia com mais de 30 horas seria legal, já que perdemos muito tempo dormindo”. Afinal já deixei de dormir em várias viagens, ficando exausta. Virando praticamente 15 dias para aproveitar. Mas vai entender porque poucas pessoas gostam do “tempo de dura”. Eu gosto!

Um comentário:

  1. O tempo passa e passa despercebido na maior parte das vezes e só quando agente sente falta dele é que agente percebe que ele passou ;/
    O tempo está voando, e não temos nem a chance de pedir pra ele passar mais devagar... O Jeito é aproveitar a vida na velocidade que o tempo passa.

    ResponderExcluir