quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha: Como se defender dos Manipuladores


“Como se defender dos manipuladores” é um lançamento deste mês da Editora Sextante. O autor é Yves-Alexandre Thalmann, um psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal.

O livro tem apenas 126 páginas, e é escrito numa linguagem simples o que torna a leitura rápida e fluente. É dividido em três capítulos + conclusão. E o autor divide a manipulação em 21 categorias (acho que posso chamar assim), que são apresentadas no primeiro capítulo.

Resolvi comprar o livro logo que foi lançado por motivos pessoais. E já nas primeiras descrições de formas de manipulação, é possível notar características de pessoas que conhecemos. Algumas são possíveis até de nos identificarmos.

No início do livro, mais especificamente nas partes que identifiquei atitudes minhas e de pessoas muito próximas, pensei que talvez fosse um pouco forçada determinadas descrições. No entanto, com o avançar da leitura, o próprio autor diz “[...] fica evidente que todos nós praticamos a manipulação. Ela não é atributo de narcisistas perversos ou de indivíduos demasiado espertos. Ao contrário, ela diz respeito a todos nós [...]”. (grifo do autor). E assim, vi que foi um pensamento equivocado. 

Assim, como ele descreve todos os tipos de manipulação, com seus respectivos exemplos, o autor também demonstra formas para se defender de tais atos. Pois, a manipulação, de acordo com o autor “é a maneira particular de comunicação. Em outras palavras, exige-se no mínimo duas pessoas para que a manipulação possa funcionar.”.

É um livro que vale a pena a leitura, e com certeza muita gente encontrará traços de pessoas conhecidas, até mesmo seus, nas descrições feitas pelo autor.

Ajude a manter nosso blog comprando pelo nosso link afiliado da Amazon:


Nenhum comentário:

Postar um comentário